A Tacada do dia...

sábado, janeiro 10, 2009

Em Gaza como no Iraque


Há agora provas fotográficas que Israel tem usado fósforo branco nos ataques a Gaza. Para além de algumas imagens que já tinham vindo a público, a imagem em cima mostra bombas marcadas com a designação M825A1, uma munição de origem Americana de fósforo branco.

Apesar do fósforo branco não ser considerado uma arma incendiária pelo Terceiro Protocolo da Convenção de Armas Convencionais, devido ao seu principal uso ser a produção de fumo para protecção de tropas, o significante efeito incendiário que provoca traduz-se num perigo concreto em zonas densamente populacionadas, como é o caso da Faixa de Gaza (o território mais densamente povoado do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km²).


Mads Gilbert, um cirurgião especialista norueguês a trabalhar em Gaza, disse ao Times que viu ferimentos que acredita resultarem do facto de Israel usar um novo explosivo de metal denso inerte (“dense inert metal explosive”) que causou explosões extremas. Disse: "Aqueles dentro do raio de acção desta arma serão completamente trucidados. Vimos numerosas amputações que cremos terem sido causadas por isto."

O original da notícia do Times (Online), a partir do qual foi feito o artigo, encontra-se aqui.

Não será por acaso que os jornalistas estão proibidos por Israel e pelo Egito de entrar na Faixa de Gaza e que ficam posicionados a kms de distância da fronteira do território. As imagens que se vêm na TV são de zoom das câmaras que estão em Israel ou então de uns poucos canais como a Al Jazeera.

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home