A Tacada do dia...

quarta-feira, abril 23, 2008

Assim, Não!


É hoje dada a machadada final deste processo político do qual os povos europeus foram sumariamente afastados. Afastados porque, nos países em que foram auscultados, tiveram o descaramento de dizer Não!

PS, PSD e CDS-PP preparam-se para ractificar hoje à tarde na Assembleia da República a Constituição Europeia, perdão, Tratado de Lisboa. É desprezível que PS e PSD - que ambos fizeram campanha para as legislativas defendendo o Referendo à Constituição - venham agora por de parte o plebiscito. É ainda mais desprezível a desonestidade intelectual dos intervenientes quando tentam defender a sua nova posição com o argumento de que o Tratado de Lisboa é algo diferente da Constituição Europeia.

Os referendos pela Europa dariam um aspecto democrático ao processo e no caso de aprovação serviriam a política neo-liberalizante da UE.. No entanto, nem tudo são rosas - também há laranjas - e isso da democracia, mesmo a burguesa, é coisa do passado.. O importante é prender os países ao documento..



Recorde-se ainda que o referendo chegou a estar efectivamente nos planos dos dois partidos e até obrigou a uma revisão constitucional acordada entre eles.
O Tratado de Lisboa, uma espécie de morto-vivo da defunta Constituição, vem interferir nas liberdades, direitos e garantias dos povos da europa e interferir na soberania nacional dos países.

A Europa de Merkel, Sarkozy e Brown - apoiados pelos servis Barroso e Sócrates - avança a passos largos. À Europa da liberdade, igualdade e fraternidade só resta resistir!

PCP, BE e PEV vão votar contra a ractificação.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.

em
Trova do Vento que Passa, Adriano Correia de Oliveira

Etiquetas: , , , , ,