A Tacada do dia...

domingo, dezembro 28, 2008

Palestina. Tomar partido!

(corrigidos alguns erros. actualização 30/Dez)



Gosto pouco das lógicas ocidentais em relação ao conflito na Palestina. Naquela situação não são todos iguais e não são todos igualmente culpados. Não podemos simplesmente olhar para o lado.


A grande maioria do milhão e meio de habitantes da Faixa de Gaza vive em campos de refugiados há décadas.

Israel, um estado criado por Decreto pela mão dos britânicos 1917, com a Declaração de Balfour, e que terminou a sua implantação no fim da 2ª Guerra Mundial, ocupou um território que não lhe pertencia e no qual a sua população era - e continua a ser - claramente diminuta relativamente aos árabes.

Apesar disso e aproveitando a sua vitória na Guerra dos Seis Dias, que os opôs ao Egipto, Jordânia e Síria acabou por aumentar as suas fronteiras, ocupando os Montes Golã da Síria (a maior bacia hidrográfica da região), a Cisjordânia (West Bank) e a Península do Sinai e controlar toda a Jerusalém (cidade de extrema importância tanto para judeus como para árabes). Durante e por causa da guerra, milhares de palestinianos deixaram suas casas em fuga.

No fim do conflito, Israel não devolveu qualquer território e impediu o regresso dos palestinianos às suas casas e às suas terras. Os que conseguiram regressar depararam-se com as suas casas ocupadas por colonos ou simplesmente destruídas.

Desde 1967 que Israel não cumpre a Resolução 242 das Nações Unidas, que ordena a retirada de Israel dos territórios ocupados e a resolução do problema dos refugiados. Há mais de 60 anos que a Palestina - um Estado nunca reconhecido pelas Nações Unidas - é prisioneira no seu próprio território.


Ao longo dos anos, Israel tem humilhado, oprimido e massacrado o povo palestino. A criação de colonatos, a destruição de casas, checkpoints militarizados, o impedimento de os árabes circularem livremente pelos seus próprios territórios, as prisões indiscriminadas, a matança de famílias inteiras, massacres como os de Sabra e Shatila, a construção de um odioso muro na Cisjordânia, o impedimento da ajuda médica e alimentar aos territórios árabes, a destruição de equipamentos eléctricos, estradas, escolas e hospitais!

Israel não é o pobre estado rodeado de perigosos fundamentalistas árabes que apenas deseja viver pacificamente. Israel é o estado mais militarizado da região. É, inclusive, o único estado com armamento nuclear. É também o único estado que usa e abusa de todo o seu poderio militar, como se vê ao longo dos anos na Palestina e como se viu com a invasão do Líbano no Verão de 2006.

Não gosto da hipocrisia ocidental sobre o suposto fundamentalismo palestino. Se eu crescesse num território ocupado, fosse diariamente humilhado, me destruíssem a casa e visse morrer os meus irmãos, pais, filhos e amigos lutaria contra isso. Com todas as minhas forças. Com pedras, fisgas, rockets e, provavelmente, até com um cinto de bombas à cintura.

O bombardeamento indiscriminado da população da Faixa de Gaza pelos caças F-16 já provocou cerca de 300 mortos e 900 feridos. Este é mais um episódio abjecto do genocídio em câmara lenta que vem sendo perpetrado na Palestina ao longo de décadas. Só desde o início deste bombardeamento já foram despejadas, segundo os jornais israelitas, 100 toneladas de bombas sobre as populações palestinianas.


PAREM COM O MASSACRE! LIBERTEM A PALESTINA!

Que 2009 traga, finalmente, uma Palestina que segure nas suas próprias mãos os seus territórios e o seu destino!


(Para conhecer mais sobre o conflito, aconselho a leitura do livro «Israel, Palestina: Verdades sobre um Conflito» do Alain Gresh, editado em Portugal pela Campo das Letras. Disponível aqui)

(Todos os cartoons deste post são do magnífico autor brasileiro Carlos Latuff. Alguma da sua obra pode ser consultada aqui)

Etiquetas: , , , ,

2 Comments:

  • Obrigado por utilizar minha arte em seu blog, fique a vontade para sempre que desejar se valer de meus cartuns para ilustrar seus artigos relevantes.

    Um abraço fraterno.

    By Anonymous Anónimo, at 12/29/2008 2:30 da manhã  

  • Obrigado pela visita e pelo comentário ao texto Latuff. Não tens que agradecer. É uma honra usar material da categoria do que tu produzes no meu blog!

    Continua o excelente trabalho!

    Abraço!
    hb

    By Anonymous Anónimo, at 12/29/2008 2:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home