A Tacada do dia...

quarta-feira, agosto 08, 2007

Chavez vs. Tânia (round 2)

Está muito bem composto o teu post e só revela que te interessas imenso pela história mundial, mas... "essa não é a questão fundamental". Quer dizer que as pessoas serem proibidas de usar determinado tipo de vestuário ou aderessos não tem a mínima importância. Ter um presidente que manda fechar canais de televisão, porque falam mal dele (ainda que injustamente, segundo o que tentas-te porvar), também é pacífico e deve ser encarado com naturalidade. Ter um presidente que tem um tempo de antena reservado para se publicitar, a si próprio(espera lá, será por isso que as pessoas o adoram? Qtos milhões de analfabetos é que há lá?), todos os dias e às vezes aparecer a "chorar" a dizer que o querem matar também é um sinal da sua boa vontade?! Eh pah, no fundo no fundo, toda a gente tem boas intensões (até o Hitler, que só queria que os Alemães tivessem melhores condições de vida ao invés de estarem subjogados aos judeus. E os alemães tb o elegeram livremente e gostavam muito dele!), quanto mais não seja porque lutam por aquilo em que acreditam. O problema é que mtas vezes, para atingirem os seus objectivos (por mais nobres que sejam) seguem por caminhos que eu não quero nunca percorrer!

Tânia

O caso que referiste tem importância... não tem é a importância que lhe queres fazer passar.. e reafirmo que não é, nem de perto nem de longe, a questão fundamental.

Quanto ao "fechar canais de televisão" é incorrecto.. Não foi fechado nenhum canal de televisão (e o governo poderia o ter feito já que a maioria desses canais - liderados pela RCTV - participaram activamente no golpe de Estado de 2002, divulgaram notícias falsas, proibiram os seus repórteres de noticiar a derrota do golpe e passavam imagens subliminares).. Já agora.. 80% das estações de televisão são privadas. Em relação à RCTV, esta não foi encerrada, só não foi renovado o contrato que lhe permitia transmitir naquele espaço hertziano (como sabes o espectro radioeléctrico é limitado). Isto porque em 87, muito antes de Chavez e o seu governo chegarem ao poder, foi criado um decreto em que se estabelecia que as concessões teriam uma duração de 20 anos, com possibilidade de renovação. Mais, dizer que a RCTV fechou é mesmo uma falsidade. A RCTV deixou de ter transmitir em sinal aberto, mas continua a transmitir por cabo e satélite. O sinal que era ocupado pela RCTV é agora utilizado por uma televisão de carácter social e público. Os EUA, o Reino Unido, a França, o Canadá e a Espanha entre outros têm vários casos de revogação de licenças (incluindo as de cabo!).

Em relação ao programa "Alô Presidente" parece-me demagógico. Num país com tantas televisões em canal aberto só vê o programa do Chavez quem quer.. podias apontar isso se o caso fosse por exemplo o que tinhas em Portugal com a "Conversa em Família" do Marcello Caetano, em que só dispunhas da televisão pública.
Isso do o quererem matar não tenho grandes dúvidas. Podes ler em vários sítios de informação (incluindo os grandes meios de comunicação) entrevistas de opositores (internos e externos) a clamar o seu assassinato como único meio para mudar o rumo na Venezuela. Também podes ler sobre planos e tentativas falhadas para tal. Os EUA, pela mão da CIAm têm aliás, um passado bastante interessante nesse campo.. Claro, que só daqui a 50 anos, quando os documentos forem abertos ao público é que verás os planos concretos (tal como aconteceu agora com a publicação de vários planos para assassinar o Fidel a seguir à revolução cubana).

Em relação ao Hitler já estás a entrar por um caminho muito mau. Apesar de apontares, com razão, que ele foi democraticamente eleito (chanceler da Alemanha no final de Janeiro de 1933, sem no entanto o NSDAP ter tido maioria), esqueces-te certamente que depois de tomar o poder, fabricou o incêndio do Reichstag (o Parlamento nazi), insinuando que tinham sido os comunistas a fazê-lo e aproveitando para prender mais de 4000 opositores (alemães e outros) e solicitando ao presidente o decreto do estado de emergência, a suspensão do habeas corpus e a reintrodução da pena de morte. No processo de Leipzig foram julgados 3 búlgaros (o Dimitrov - que aproveitou o julgamento para o inverter, acusar o regime e desmascarar fascismo e as suas mentiras, o Tanev e o Popov). O julgamento foi largamente publicitado e difundido a nível mundial pelo regime de forma a fazer crer à opinião pública (nacional e internacional) que o incêndio do Reichstag era obra dos comunistas. No entanto, no fim do julgamento, apenas foi condenado van der Lubben, que confessou o crime quando foi apanhado e torturado pela Gestapo, e que negou que tenha existido qualquer conspiração comunista. Para mais informações sobre este julgamento recomendo a leitura do livro "O Processo de Leipzig". Depois é a história que se sabe.. e não foram judeus... basicamente foi tudo o que não era alemão.. e ainda tudo o que fosse alemão e se opusesse ao regime... Além do mais, as próprias condições do Povo alemão (os que não eram perseguidos, torturados e/ou mortos) não foram melhoradas. Mas isso é outra história de que podemos falar depois. Em jeito de conclusão, parece-me perverso e nocivo, comparares de qualquer forma que seja Chavez a Hitler e o III Reich à V República.

Etiquetas: ,

2 Comments:

  • Eh pah, isto assim nunca vai acabar!Continuo a não estar convencida da boa vontade do senhor. Terei eu um espirito capitalista?! Mas caso seja verdade é só o espirito, mesmo!

    1ºParagrafo - Não lhe quero fazer passar importância nenhuma. O facto de as pessoas não poderem escolher a roupa que vestem ou a cor do cabelo vale por si só. E tu sabes tão bem disso que até o uso do traje académico achas inoportuno (facto pelo qual não te sensuro, n só pq n tenho esse direito mas tb pq o acho, agora, um pouco ridiculo). Em relação à questão fundamental, qd o disse estava a referir-me à questão funamental do meu comentario e não da venezuela, pq essa nem tão pouco tenho a pretensão de a definir.

    2º Paragrafo - Num pais onde grande parte das pessoas não tem dinheiro para comer, impedir que um canal se transmita em sinal aberto para transmitir apenas por satelite, n me parece mto diferente. Quanto ao direito de fechar os canais... quantas mentiras não se disseram já na televisão, até na portuguesa? E o facto de ele ter o direito de a fechar, n significa que qd exerce esse direito as pessoas aplaudam.

    3º Paragrafo - Pode ate ser infimo o nr de pessoas que vê o "Alô Presidente", mas o que para mim importa é a intensão, e não me parece que seja bom sinal. Se ele é tão bom e quer tanto fazer o bem, não precisa de um programa essa natureza. A madre Teresa de calcutá nunca teve um programa assim e todo o mundo a tem por uma pessoa compleamente autroista e mais preocupada com o proximo do que com ela propria.

    4ºParagrafo - Só te dei um exemplo de como boas intensões podem conduzir a más acções, não estava a comparar! Quanto ao Hitler ser um grande FDP, disso não resta sombra de duvida e não foi só por ter incriminado comunistas de um crime que ele proprio cometeu mas sim por ter assassinado, deliberadamente e cheio de orgulho, 6 milhões de pessoas.

    By Blogger Unknown, at 8/08/2007 1:35 da tarde  

  • Caro H. Besteiro,

    Agradeço os teus contributos à solidariedade com a Venezuela. É preciso esclarecer, esclarecer e esclarecer mais ainda.

    Porque as mentiras e calúnias abundam contra as Revoluções Populares da América Latina. Porque é preciso derrotar a poderosa comunicação social burguesa que envenena as mentes até daqueles que se dizem comunistas ou anti-capitalistas.

    Saudações Revolucionárias,
    Luís Rocha

    By Anonymous Anónimo, at 8/08/2007 8:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home