A Tacada do dia...

terça-feira, agosto 07, 2007

MaddieTV - O Big Brother macabro

A investigação do caso Madeleine registou uma reviravolta. ...

A tese inicial de que se trataria de um rapto dá agora lugar à possível morte da criança, em circunstâncias e contornos pouco claros.


Durante meses optei por não falar no assunto a não ser com algumas pessoas mais próximas. O mediatismo, a hipocrisia e a subserviência em que Portugal viveu este caso torna-nos ainda mais uma República das Bananas.

Desde o início desta história que condeno a comunicação social que tornou isto em mais um Big Brother, a polícia portuguesa que foi subserviente em relação à polícia inglesa e aos média e ajudou a tornar o caso uma palhaçada, e às pessoas que andavam todas muito preocupadas a enviar mails para toda a gente por causa do desaparecimento de uma menina bonita E inglesa e que se esquecem que diariamente morrem quase 20 mil crianças à fome no mundo e ninguém faz nada por isso.. Mais.. mesmo que o caso fosse o de um rapto - o que agora meses depois se exclui (sic) - tenho a certeza que se ao invés de uma menina loirinha inglesa das praias do algarve tivesse sido raptado um menino negro sem condições económicas da amadora garantidamente nem teria aparecido nos grandes meios de comunicação social (televisões) - quiçá nem em jornais de referência (talvez em alguns regionais e locais) - e muito menos se teria criado a novela que foi criada à volta da pseudo-história da Maddie e dos seus fantásticos papás (que vão jantar e deixam três filhos pequenos em casa sozinhos) que até hoje eram vítimas (sic).

Prova de que este caso tem exclusivamente a ver com as condições económicas e nacionalidade dos intervenientes é que actualmente estão dezenas de crianças desaparecidas e ninguém fala nelas e nunca lhes foi dado o espaço e a ribalta deste caso. O único caso razoavelmente conhecido e que ainda assim não foi - nem de perto nem de longe - divulgado como este foi o do Rui Pedro (desaparecido em 1998(!)). A própria mãe dele referiu nos Prós e Contras de há uns meses que nunca lhe foi prestado o apoio (psicológico entre outros) nem a policia se pôs em campo como desta vez. Fora o caso do Rui Pedro, eu próprio desconheço os nomes ou as caras dos rapazes e raparigas desaparecidos em Portugal.

Uma coisa estranha é que só hoje se coloque o possível envolvimento dos pais no que quer que tenha acontecido. Como se fosse normal o comportamento deles no dia do "desaparecimento" da menina. Nos casos mediáticos que temos visto têm sido sempre postos em causa os familiares próximos nos crimes ou pelo menos com algum tipo de envolvimento. No caso dos McCain só meses depois é que vem à luz do dia a possibilidade de os pais poderem estar de alguma forma envolvidos. O casal soube aproveitar muito bem desde o início as luzes que lhe foram apontadas pela comunicação social.

Como é óbvio não sei o que se passou mas, e esta sempre foi a minha opinião, independemente de estarem directa ou indirectamente relacionados com o crime (qualquer que tenha sido) o casal inglês é pelo menos culpado por negligência e devia ser efectivamente julgado por isso nos locais próprios (e não criar mais uma novela à volta do caso).

Etiquetas:

3 Comments:

  • De facto chega a ser ridicula a atitude dos pais ao deixarem em casa garotos tão pequenos sozinhos, e ainda assim acreditarem que tudo poderia correr bem! No entanto, se a negligência for a unica responsabilidade deles no caso, penso que já estão (e vão continuar por mtos mais anos) a cumprir uma pena demasiado pesada, até.

    Em relação ao tratamento do caso em geral, penso que realmente fomoscompletemente submissos aos ingleses, mas agora também estamos a conseguir dar o "estalo de luva branca" e isso parece-me lindamente (excluindo o fato de esse estalo se traduzir na morte da garota...).

    By Blogger Unknown, at 8/07/2007 3:11 da tarde  

  • Pais culpados por negligência!!!
    Parece evidente e espero que aconteça!!!

    Policia Portuguesa deveria utilizar os mesmos meios sempre

    By Blogger Fogueiras, at 8/07/2007 3:32 da tarde  

  • o próprio Hernâni Carvalho disse-o várias vezes: estaria cá a polícia inglesa em que condições? a pedido da nossa polícia? do nosso Governo? ou imposta pelos ingleses? e porquê, quando eles mmos têm mto mais crianças desaparecidas por lá?

    e eu sublinho...
    de facto, muito poucos colocaram insistentemente essas questões...

    quanto aos pais, sem dúvida que foram negligentes!
    uma amiga minha chegou a dizer algo que p'ra mim fez todo o sentido: mas que pais é que vão para outro país passar férias com os filhos e não estão com eles? não é suposto passarem o tempo juntos?!?

    By Blogger SoNosCredita, at 8/07/2007 5:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home