A Tacada do dia...

quarta-feira, agosto 01, 2007

Comentários às notícias das férias #1

Em Espanha, após a introdução da política de apoio à natalidade (2500 euros de incentivo por criança), uma revista publicou o seguinte cartoon retratando os príncipes lá do reino...


«Já imaginaste se ficasses grávida», «isso seria o mais próximo de trabalhar que fiz em toda a minha vida».


O cartoon é brutal, podendo ser encarado como uma crítica a uma medida eleitoralista de Zapatero e ao mesmo tempo uma crítica à desocupada monarquia espanhola. Consequência do cartoon:
O juiz espanhol Juan de Olmo ordenou a confiscação de todas as cópias da edição da revista satírica El Jueves em cuja capa aparece uma caricatura «irreverente» dos Príncipes das Astúrias num acto sexual
...
O documento requer ainda que o director da revista identifique os autores das caricaturas, que podem ter violado dois artigos do código penal que prevêem penas de até dois anos de prisão para quem calunie ou injurie o rei ou os seus descendentes.



Além desta decisão também não deixa de ser curiosa a opinião do vice-presidente da Federação espanhola de Humoristas Gráficos espanhola, José María Varona, que considerou que a El Jueves «exagerou» na caricatura que fez dos Príncipes, defendendo que a liberdade de imprensa «deve ter limites».

Assegurando ser um «defensor da liberdade de imprensa», o responsável defendeu que, neste caso, essa liberdade «deve ter limites».


Posteriormente, em 25/7, e não obstante do ridículo da situação a comédia continuou...
Os autores da caricatura publicada na revista El Jueves e que um juiz espanhol mandou retirar de venda, explicaram hoje que pretendiam usar a popularidade dos Príncipes das Astúrias para criticar uma medida de apoio à natalidade do governo.
...
Guillermo, o autor da caricatura, e Manel Fontdevilla, guionista da página, foram interrogados durante quase duas horas por um juiz de instrução em Madrid, a que explicaram que não pretendiam injuriar o sucessor da coroa.


Afinal parece que há alguns assuntos intocáveis na comunicação social... Por onde andam hoje os arautos das democracias ocidentais que tanto apregoaram, durante meses, a liberdade de expressão aquando dos cartoons que retratavam Maomé como um terrorista e que tiveram uma forte contestação do povo muçulmano?

Etiquetas: , ,