A Tacada do dia...

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Sondagens

As sondagens são coisas engraçadas.. A maioria das pessoas olha para as sondagens como se estivesse a consultar um Oráculo ou a ler a secção de astrologia do pasquim da sua terra. Não interessa donde vem ou como se chega à informação. Se está no jornal é porque é verdade.

Segundo a última sondagem da Marktest (para a TSF e Diário Económico) o actual Presidente consegue 61.5%, Alegre 15%, Nobre 13%, Lopes 3.3%, Coelho 2.1% e Moura 1.2%. Isto são as parangonas. Depois, numa micro-fonte, no fim das notícias ou sem sequer aparecer existe a ficha técnica da sondagem. Que neste caso nos informa que a sondagem foi feita a pessoas com telefone fixo e que, dos 802 entrevistados, o maior grupo (181 entrevistados) é do Interior Norte. Porque já se sabe.. não há região mais representativa do País, até pela sua densidade populacional, que o Interior Norte. 
(Ficha Técnica: Este estudo foi feito entre 14 e 16 de Janeiro, tendo em conta uma amostra constituída por 802 entrevistados, residentes em Portugal Continental, com mais de 18 anos e com telefone fixo. Da totalidade dos entrevistados, 156 são da Grande Lisboa, 88 do Grande Porto, 155 do Litoral Norte, 181 do Interior Norte, 129 do Litoral Centro e 93 do Sul.)
(Adenda: as percentagens das populações batem certo com uma estimativa de 2009)

Sondagens à parte, o caminho faz-se caminhando. E até Domingo todos temos que percorrer esse caminho. A culpa do estado do País não é só de Cavaco mas também é de Cavaco! Nas últimas Presidenciais o senhor de Boliqueime ganhou todos os Distritos do País excepto Beja. Jerónimo fez em Beja o que nem Soares nem Alegre fizeram em mais nenhum Distrito de Portugal. Desta vez o mapa terá de perder aquela alastrada mancha laranja. A Luta continua!

Se no próximo Domingo Cavaco for eleito por favor acordem-me daqui a cinco anos.

Etiquetas: , , , ,

2 Comments:

  • Realmente, já começam a assumir-se como um clássico, preliminar, das eleições portuguesas dos últimos anos: as sondagens "à la carte"...
    E convenhamos que "clientela" não falta: por entre pasquins pouco escrupulosos e o dito jornalismo sério, mais recatado pelos seus pruridos deontológicos mas, ainda assim, tendencioso, característica que transparece com particular acuidade, nos momentos eleitorais!
    Afinal, quem disse que o leitor (português)-comum procura rigor e isenção? Muitos ficam-se pela leitura superficial e apressada, quando não mesmo só a dos títulos dos jornais... É-lhes indiferente o conteúdo e pouco importa o disparate que conste da ficha técnica da sondagem! Se não compreendem verdadeiramente o desiderato das "letras grandes" iam, agora, ler as pequenas! É um retrato cinzento mas fiel. Não é apenas a questão do "se está no jornal é porque é verdade"...É bem mais complexa: que capacidade têm os portugueses culturalmente desprevenidos, para problematizar ou seriar o que vem na comunicação social?
    Por isso, acredito que os resultados de Domingo vão espelhar aquele infeliz quadro e pouco, ou nada, serão influenciados por aquelas recolhas (sui generis) de opinião. Serão, antes demais, reflexo dessa enraizada dormência colectiva dos portugueses aferida pelo "Isto já está mal, não pode ficar pior. Então, deixemos como está!"
    Porque se é verdade que o nosso sistema democrático apresenta falhas graves no incremento de consistentes políticas educativas e culturais e que explicam, em grande medida, aquela incapacidade, também não se pode deixar de assacar responsabilidade a cada um dos portugueses, que, durante 365 dias de lamentos e fúrias incontidas, no próximo Domingo não vão votar!!

    By Blogger Marta, at 1/19/2011 6:50 da tarde  

  • O caminho faz-se caminhando já a patir de domingo.

    Abraço.

    By Anonymous salvoconduto, at 1/20/2011 12:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home