A Tacada do dia...

terça-feira, janeiro 11, 2011

Nojo...

Ando um bocado enojado com três coisas...

1) os noticiários..
depois da recente novela BPN (aquele sorvedouro de dinheiro público), diariamente tenho que gramar com novos episódios duma espécie de versão revista cor-de-rosa do CSI Nova Iorque. E não é coisa que vá para, o lugar que merecia, lá para o fim dos programas.. não.. como é uma coisa mesmo importante, para a vida da maioria da população portuguesa e especialmente para os mais de 11% de desempregados, abre os noticiários. Claro que se quisermos ouvir as propostas dos candidatos aquelas eleições sem interesse nenhum tem que esperar para aí 40 minutos...

2) a luta contra os cortes no financiamento do ensino privado..
a sério???? é mesmo a sério??? há pessoas que se indignam porque o Estado vai cortar o financimento do ensino privado???? O financiamento das escolas privadas faz sentido em localidades em que o Estado não tem capacidade de garantir o acesso das populações à educação e não, como por exemplo em Coimbra, em sítios onde existem dezenas de escolas públicas num raio próximo dos colégios privados que andamos, todos, a financiar. o Sr. Silva anda tão preocupado com estes encerramentos mas nunca o vi a falar das crianças que se levantam de madrugada para apanhar camionetas para poderem ir à escola pública que fica a dezenas de quilómetros da sua casa. Se querem os putos em colégios privados, tendo alternativas públicas na zona, QUE PAGUEM!

3) falando no Sr. Silva...
o candidato, e actual detentor do cargo, à PR continua a falar como se não tivesse responsabilidade nenhuma na situação do País.. valham-nos as suas pacóvias intervenções para alegrar os dias que aí vêm...

Etiquetas: , ,

2 Comments:

  • De facto, é impossível para uma pessoa, medianamente esclarecida, que chegue a casa com um dia de trabalho às costas,não se nausear com o cardápio que lhe tem sido impingido nos noticiários!
    Ora, infelizmente, e indo de encontro ao que referes, a maior parte da população portuguesa, em termos culturais, situa-se muito abaixo daquela mediania, o que não lhe permite destrinçar aquilo que tem conteúdo realmente informativo do lixo mediático associado à história de "faca e alguidar"! Desta forma, chega a casa e limita-se, acriticamente, a consumir.
    É evidente que para esta situação concorrem vários factores: por um lado, uma escola pública que não está a cumprir a sua função de educar/formar verdadeiramente (o que é dramático, porque essa falência funcional da escola projecta-se, inevitavelmente, no tipo de cidadãos que vamos ter no futuro); Por outro lado, o serviço público de televisão cede cada vez mais aos achaques mediáticos em prol da concorrência com os canais privados. Em suma, o que está a falhar neste domínio é dar exequibilidade ao conceito de "público"...escola pública; serviço público...É um conceito que tem sido esvaziado (espero que involuntariamente, mas já começo a ter dúvidas) pelos sucessivos governos que este país tem tido, que apenas o perfilham como algo meramente programático e pouco mais.Decorre que, uma população culturalmente apática e amorfa é facilmente amestrável e permite a perpetuação do mesmo tipo de líderes pouco fiáveis, que colocam a causa pública na gaveta e sempre tão ávidos para prosseguirem as suas "agendas" pessoais. E, assim, adia-se o país!É uma espécie de fado...
    Quanto ao candidato Cavaco, que dizer? Já causa repulsa o estilo do sacudir a água do capote ou "o eu cá não sou político!Peçam-lhe responsabilidades a eles!!"
    Parece-me que o problema é não termos um sólido jornalismo de investigação, sem amarras,que não se detenha ao deparar-se com uma aura de intocabilidade que tem sido cultivada em torno do Sr. Cavaco.
    É por este motivo, que ele consegue pairar incólume sobre toda a "porcaria" a que tem estado associado!
    (desculpa se me "estiquei" mas não resisti:)))

    By Anonymous Marta Fernandes, at 1/12/2011 7:11 da tarde  

  • Aqui ha uns tempos, foi realmente giro vê-lo, no museu maritimo de ilhavo, a dizer que era fundamental que nós ( e em particular a malta aqui da costa) se virasse para o mar e para as pescas. Quando há uns anos atras, ele proprio distribuio largas patacas para que os armadores mandassem os barcos com o catano.
    Topo!

    By Blogger amendoim, at 1/21/2011 6:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home