A Tacada do dia...

terça-feira, abril 29, 2008

Mãos ao alto, isto é um assalto!

Os preços dos combustíveis deverão aumentar hoje à meia-noite 3 cêntimos o gasóleo e 2,1 cêntimos a gasolina sem chumbo 95
em Lusa
Só este ano aconteceram 17 alterações do preço dos combsustíves. Curiososamente, só três são no sentido descendente.

Portanto, a partir d'hoje os preços sofrerão os seguintes aumentos:
gasóleo: 1,299 euros » 1,329 euros
gasolina s/chumbo 95: 1,430 euros » 1,451 euros

Segundo a ANAREC - Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis - "é absolutamente escandaloso" e "é uma especulação pura, porque mesmo que o barril de petróleo suba em dólares, os euros mantém-se os mesmos. Não há justificação nenhuma". Augusto Cymbron, presidente, desafia ainda as refinarias a mostrar as facturas do que pagam por cada barril que compram, "assim é que as pessoas verão de facto o que se está a fazer".

Pois é, cá por Portugal estamos sempre bem. Se o Cherne diz que o Pais está de tanga aumentam-se os impostos, se o Engenheiro Técnico chega ao governo com a promessa de diminuir os impostos aumentam-se os impostos, se a Comissão Europeia alerta para o défice aperta-se o cinto, se há crise imobiliária nos EUA sobem os empréstimos das nossas casas, se o presidente do Banco Central Europeu espirra constipamo-nos e se o barril de petróleo sobe constantemente - devido às intervenções militares e às posições políticas dos EUA - também pagamos nós. E isto apesar de o dólar estar a desvalorizar constantemente face ao euro. Ou seja, um euro vale hoje 1.5593 dólares e nós pagamos gasolina como se o dólar fosse mais forte que a moeda europeia.

Não sei porque raio nos continuam a bombardear com propagandas de fundos de investimento, planos poupança reforma ou certificados de aforro! Não há dinheiro para por de parte ao fim do mês nessas tretas e de português inteligente é guardar a gasolina no banco ao invés de a queimar.

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home