A Tacada do dia...

quarta-feira, julho 04, 2007

Lula, o operário que vendeu os sem terra...


O PROGRAMA de governo incorpora a reforma agrária ampla, massiva e de qualidade como parte fundamental de um novo projeto de desenvolvimento nacional". Esse compromisso está expresso no documento temático oficial da candidatura à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, sobre política agrícola e reforma agrária. Há fatos passados que abonem essas palavras?

O primeiro mandato do governo Lula foi marcado pelo esvaziamento da proposta e da concepção da reforma agrária. O exame do conteúdo dos principais documentos sobre o assunto mostra que as pretensões de implantar um processo de mudança no campo definharam, vítimas de um abandono gradativo e persistente.
...
Quanto ao desempenho do governo Lula, segundo as organizações de trabalhadores rurais, das 39 medidas de política agrária do governo, dez foram consideradas como positivas para a agricultura camponesa e a reforma agrária. As outras 29 significaram recuos para os camponeses.
...
José Juliano de Carvalho Filho, 67, é economista e professor aposentado da Faculdade de Economia e Administração da USP. Foi integrante da equipe que elaborou, em 2003, a proposta para o Segundo Plano Nacional de Reforma Agrária para o governo Lula. Texto publicado originalmente na Folha de S. Paulo, em 1º de fevereiro de 2007.
Artigo completo aqui. Ler também este.

Etiquetas: , , ,