A Tacada do dia...

quinta-feira, maio 21, 2009

Sim, é possível desmistificar

Há meses que a comunicação social dominante, os arautos do sistema vigente, os blogueiros de serviço e as pessoas em geral acusam o Partido Comunista Português de plágio. Segundo todos estes investigadores de fim de semana, que provavelmente lêem as notícias no jornal do LIDL, o lema "Sim, é possível!" da campanha do PCP é uma cópia envergonhada do lema "Yes, we can!" de Obama.

O Partido Comunista Português poderá quanto muito ser acusado de usar demasiado o lema mas, como se poderá facilmente comprovar, há muitos anos que o usa. Que me lembre e andando regressivamente:

1 - Lançamento da Campanha «Sim é possível! Uma vida melhor» (Janeiro/2009)

2 - XVIII Congresso do PCP (Novembro / Dezembro de 2008) - altura em que o PCP começou a ser acusado de plágio

3 - Variadas campanhas nacionais do PCP, como por exemplo a de melhoria de salários e segurança no emprego (desde 2004)

4 - Por fim, a mais antiga que consigo encontrar mas também a mais recorrente, a campanha «Sim, é possível! Um PCP mais forte» lançada na Conferência Nacional do PCP em Junho de 2002. Como pode ser comprovado pela resolução política da Conferência ou pel'«O Militante» nº 259 de Julho/Agosto do mesmo ano ou ainda pela página da campanha no site do PCP.

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

  • Obrigado pela ajuda, tinha ideia que a campanha de reforço do «Sim, é possível! Um PCP mais forte» vinha do XVII Congresso (ainda assim, seguramente anterior à Obamania).

    By Blogger João Pedro Lopes, at 5/21/2009 1:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home