A Tacada do dia...

quarta-feira, maio 20, 2009

Uma história mal contada

Educação para a delinquência

A notícia veio em tudo o que é jornal e TV: uma professora da Escola EB 2,3 Sá Couto, em Espinho - que dezenas de alunos seus consideram "a mais espectacular da escola" e uma "segunda mãe" - foi suspensa "após afirmações de cariz sexual". A suspensão foi ditada pelo Conselho Directivo depois de duas alunas terem gravado afirmações suas numa aula, alunas que, segundo vários colegas, "fizeram aquilo de propósito e provocaram a conversa toda porque sabiam que estavam a gravar".

A Associação de Pais e a DREN acharam muito bem. Ninguém, nem pais, nem Conselho Directivo, nem DREN "acharam mal" o facto de duas jovens de 12 anos terem cometido um crime (se calhar encomendado) para alcançarem os seus fins. O Código Penal pune com prisão até 1 ano "quem, sem consentimento, gravar palavras proferidas por outra pessoa e não destinadas ao público, mesmo que lhe sejam dirigidas", punição agravada de um terço "quando o facto for praticado para causar prejuízo a outra pessoa". Educadas desde jovens para a bufaria e a delinquência e sabendo que o crime compensa, que género de cidadãos vão ser aquelas miúdas?

Manuel António Pina, JN 20090520


Para mim, o realmente grave nas declarações da professora é a tentativa de se superiorizar com a comparação de habilitações literárias em relação à mãe de uma aluna e a ameaça de represálias em termos de notas. O resto tem muito que se lhe diga. E a mediatização não vem ajudar em nada ao apuramento da verdade.

Etiquetas: ,

5 Comments:

  • Que coisa estranha esta das escolas e da educação... No meu tempo era tudo mais simples :D. E era tão curtido!

    By Blogger amendoim, at 5/20/2009 5:54 da tarde  

  • cala-te que eu bem sei que também andavas no marmelanço com o david :P

    By Anonymous hb, at 5/20/2009 8:07 da tarde  

  • Marmelos à parte, a situação dá que pensar.

    By Anonymous Anónimo, at 5/20/2009 10:58 da tarde  

  • eh pah, mas... marmelanço é "peace and love". E qt menos conversa com os profes melhor. A malta agora parece q n tem nada mais divertido pra fazer senão lixar a vida aos professores! E os pais tb devem andar demasiado preocupados em ganhar dinheiro pra comprarem telemoveis topo de gama aos filhos, depois é assim! Dizem que há crise... se calhar há é dinheiro a mais, se aquelas garotas n tivessem telemoveis xpto's, n havia provocações para fazer gravações... :D

    By Blogger amendoim, at 5/21/2009 10:51 da manhã  

  • concordo plenamente com o comentário à notícia. Mas não é isso que dá suspensões, audiências, não é?

    By Blogger lara, at 5/22/2009 10:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home