A Tacada do dia...

quarta-feira, maio 20, 2009

"Deixai que venham a mim as criancinhas"


Na Irlanda, a Comissão para Investigação de Abusos a Crianças, criada em 2000, veio agora a público denunciar os crimes ocorridos entre 1936 e a actualidade em instituições da Igreja Católica.

Durante mais de 60 (SESSENTA) ANOS pelo menos 12 (DOZE) MIL crianças sofreram abusos sexuais praticados por padres e freiras da Igreja Católica na Irlanda! As crianças, normalmente acusadas de crimes, eram enviadas para escolas técnicas, asilos e orfanatos católicos.

A investigação durou nove anos e foram interrogadas milhares de vítimas. O relatório conta com 2500 páginas e segundo este «os abusos sexuais eram endémicos nas instituições para rapazes» e «a situação nas instituições para raparigas era diferente. Ainda que as raparigas fossem submetidas a abusos sexuais... estes não eram sistemáticos». O relatório acusa ainda a Igreja Católica de "não ouvir as pessoas que se queixavam de abusos sexuais ocorridos no passado ou de não acreditar nelas apesar de provas recolhidas em inquéritos policiais, de condenações criminais ou de testemunhos" e de "as autoridades religiosas sabiam que os abusos sexuais eram um problema persistente nas instituições religiosas masculinas".

A Igreja Católica, mais uma vez para além da complacência, tentou impedir a divulgação do relatório. Felizmente, sem sucesso. Se houvessem mais comissões de inquérito pelo mundo fora não me admiravam nada mais resultados parecidos com estes.

Etiquetas: , , , , ,