A Tacada do dia...

segunda-feira, maio 25, 2009

A Irlanda, a Igreja e as imunidades..

Nós fomos viver para Wexford. Eu estudava na escola católica, cantava no grupo da igreja. Tudo à minha volta era Igreja Católica. Aos 14 anos conheci o padre Sean Fortune, que tinha 20 e tal anos. Ele começou a aparecer na minha casa e perguntou-me se queria ajudá-lo a organizar um grupo de jovens. Quando disse que ia perguntar à minha mãe ele respondeu que não era preciso, que para ela estava tudo bem. Na Irlanda não havia ninguém que pusesse em causa os padres. Quando chegámos a casa dele disse que só havia uma cama e que tínhamos de dormir juntos nela. Eu estranhei, mas, como era padre, disse que sim. Nessa noite abusou de mim. Foi assim durante dois anos e meio.

Aos 17 anos fugi para Dublin. Estava deprimido, envergonhado, odiava o meu corpo. Ele ameaçava contar aos meus pais. Acreditei que a culpa era minha porque ele era o padre. Mas um dia, quando ele me ofereceu dinheiro para arranjar alguém mais novo, vi que já não suportava mais. Era fugir ou morrer.

Colm O'Gorman, sobre os abusos sexuais da Igreja Católica na Irlanda
Segundo o autor do livro «Beyond Belief», só o padre Sean Fortune violou dezenas e dezenas de crianças e foi levado a tribunal com 66 acusações. Em 99, antes de ser condenado, suicidou-se.

Ainda segundo Gorman, o relatório que veio a público há poucos dias dificilmente levará a processos concretos. Para ele, o relatório não identifica os responsáveis dos abusos, nenhuma das provas usadas na investigação da comissão podem ser usadas em tribunal e, em 2002, o Estado irlandês e a Igreja Católica fizeram um acordo - 128 milhões em indemnizações às vítimas [num total de mil milhões já pagos] - a troco de imunidade para a instituição religiosa.

(fonte: DN 20090524)

Etiquetas: , , , , ,

2 Comments:

  • falta apenas acrescentar que só "deixaram" vir a notícia a público, porque além de tudo mencionado, a maioria dos casos estava prescrita.
    um tal de acordo estado-igreja., (ou será igraja/estado?)...

    By Blogger lara, at 5/25/2009 11:24 da manhã  

  • lol ainda bem que estava "indecente", deu para reler o teu comentário...........
    é o que dá reler transversalmente, não se lê metade: estava lá o acordo e as indemnizações =P

    By Blogger lara, at 5/25/2009 1:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home