A Tacada do dia...

quinta-feira, março 11, 2010

Cravo de Abril

Cravo de Abril presta homenagem ao coronel Costa Martins, falecido na sequência da queda da avioneta em que se deslocava com um amigo, próximo de Montemor-o-Novo.


Aqui homenageamos
 o Capitão de Abril que, no dia 25 de Abril de 1974, tomou o aeroporto de Lisboa, num acto bem elucidativo da sua coragem e da sua determinação: a coluna militar que deveria juntar-se-lhe não apareceu e ele, sozinho, dirigiu-se ao oficial de serviço e disse-lhe: «Está tudo cercado por forças militares, é inútil resistir» - e o oficial rendeu-se.

Aqui homenageamos o cidadão que foi ministro do Trabalho dos governos provisórios presididos pelo Companheiro Vasco - um ministro do Trabalho profundamente identificado com os interesses e os direitos dos trabalhadores e que, nessa qualidade, deixou o seu nome ligado às mais relevantes e positivas medidas de carácter social alguma vez tomadas no nosso País, designadamente o salário mínimo nacional e o 13º mês.

Aqui homenageamos homem vertical e digno ao qual as forças da contra-revolução - identificadas como tal, ou disfarçadas de democráticas - nunca perdoaram a sua entrega aos ideais de Abril e sobre ele lançaram as mais baixas provocações, falsidades e calúnias (como a acusação miserável que lhe fez António Arnaut, e que depois correu de boca da reacção em boca da reacção, de ter desviado 80 mil contos da campanha «um dia de trabalho» - acusações cuja falsidade ele demonstrou inequivocamente e das quais os tribunais inequivocamente o ilibaram.

Aqui deixamos o nosso imenso adeus a Costa Martins, Homem de Abril e ministro do Trabalho ao serviço dos trabalhadores.


(diz o Correio da Manhã que «Vasco Lourenço não vai ao funeral» e que «a Associação 25 de Abril não participará oficialmente no funeral do coronel Costa Martins»
Que Vasco Lourenço não vá ao funeral é coisa que não me espanta - pessoalmente acho, até, que ele não faz lá falta nenhuma.
Quanto à não participação da Associação 25 de Abril (a confirmar-se a notícia do Correio da Manhã), é coisa que me espanta - e que considero ser uma decisão lamentável e lastimável, que envergonha quem a tomou, pelo absurdo que é a Associação 25 de Abrilnão participar oficialmente no funeral de um dos mais valorosos e dignos capitães de Abril)


Fernando Samuel
em Cravo de Abril

Etiquetas: , ,

2 Comments:

  • Olha..sinto muito este triste desfecho de vida de um Grande Homem.Conheci-o enquanto e colega militar no MFA. Foi piloto da Esq. F-52 na BA-5 em Monte Real.Uma pessoa muito Vertical.

    By Blogger RFM, at 3/11/2010 2:08 da tarde  

  • A mim ferve me o sangue quando os pulhas da reacção insultam os únicos governos democráticos que este país teve, que foram os governos do companheiro Vasco.

    O Costa Martins é mais um dos companheiros que tornou possível tudo que de positivo se fez por este país. Como comunistas a melhor homenagem que lhe podemos fazer é estar a altura do seu combate.

    By Anonymous Luís Rocha, at 3/15/2010 11:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home