A Tacada do dia...

quarta-feira, maio 27, 2009

Uma revolução por terminar

Os quadros superiores da magistratura transitaram do fascismo para a democracia sem sobressaltos de maior nas carreiras. Os juízes do infame Tribunal Plenário foram sendo promovidos e estão hoje reformados com prisões de centenas de contos.
Uma nova vaga de juízes oriundos em grande parte do MRPP e outros grupos esquerdistas dominam actualmente o aparelho judicial mercê de fulgurante ascensão na carreira. A burguesia filofascista adora semelhantes renegados, espera deles bons serviços, paga-lhes a condizer. O Estado de Direito vai continuar arrumadinho lá no fundo da gaveta ao lado do socialismo soarista.
Perante a falência do equilíbrio triangular, o sistema finge acreditar num 4º poder fiscalizador: a imprensa. Agora englobando todos os modernos veículos da comunicação social, incluindo a recentíssima Internet. Ora, todo o mundo sabe como os grandes capitalistas se apoderaram dos meios de comunicação e informação à escala planetária. A propaganda imperialista, a defesa dos interesses do capital cobre todo o globo, atinge o mais remoto povoado nas montanhas. Os noticiários em todos os países de todos os continentes abrem com a devida vénia às iniciativas americanas, às actividades dos ícones da burguesia. Era a BBC, agora é a CNN a referência universal. A aldeia global vem a revelar o mesmo espírito que a aldeia paroquial. A imprensa livre, a expressão independente da opinião, fica relegada para uma situação de semiclandestinidade. O quarto poder está escravizado pelo poder capitalista. Mais um mito que se esvai.

Varela Gomes, em «Esta Democracia filofascista edição de autor»
(via Caminhos da Memória)

Etiquetas: , , ,