A hipocrisia ocidental

O próprio Obama - aparentemente, para muitos, o novo messias da humanidade - tinha resolvido previamente boicotar a conferência prevendo já a possível intervenção de Ahmadinejad. Obama fez assim o jeito ao seu mais forte aliado no Médio Oriente e ao próprio lobby judeu norte-americano.
O mais curioso nesta história toda, e voltando à questão do abandono por parte dos responsáveis europeus na conferência é que, para além de tudo o que já muitos denunciaram ao longo de seis décadas, há uns meses vieram público relatórios da própria UE em que segundo estes o governo de Israel «está a usar programas de expansão de colonatos e de demolições de casas e políticas de habitação discriminatórias para conseguir a “anexação ilegal” de Jerusalém Oriental».
O relatório aponta ainda que «as acções de Israel dentro e à volta de Jerusalém constituem um dos maiores desafios ao processo de paz israelo-palestiniano». E ainda que, mesmo reconhecendo as preocupações de Israel no que diz respeito à segurança, «muitas das actuais linhas de acção ilegais em prática dentro e à volta da cidade têm muito poucas justificações de segurança» e que as intenções do governo de Telavive é o de «aumentar a presença de israelitas judeus em Jerusalém Oriental e enfraquecer a comunidade palestiniana na cidade» e ainda «impedir o desenvolvimento urbano palestiniano e separar Jerusalém Oriental do resto da Cisjordânia».
.gif)
Ainda que não houvesse mais nada, já bastariam os relatórios da própria UE para que o Presidente do Irão tivesse razão nas suas acusações ao governo israelita.
(fonte: Público 20090307, cartoons: Carlos Latuff)
Etiquetas: Cómico, História, Internacional, Luta, Palhaçada, Política
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home