A Tacada do dia...

sábado, setembro 22, 2007

O Sonho Americano


Estou aqui para vos dizer que acuso o homem branco. Acuso-o de ser o maior assassino da Terra. Acuso-o de ser o maior raptor da Terra. Não há lugar na Terra onde o homem possa ir...
... e dizer que ele criou paz e harmonia. Onde quer que ele tenha ido, criou a desordem. Onde quer que tenha ido criou a destruição. Por isso o acuso de ser o maior raptor da Terra. Acuso-o de ser o maior assassino da Terra! Acuso-o de ser o maior ladrão e escravizador da Terra! Acuso o homem branco de ser o maior apreciador de porco e bêbado da terra! Ele não pode negar as acusações. Não pode negar as acusações. Somos delas a prova viva! Vós e eu somos a prova. Não sois americanos, sois vítimas da América! Vocês não escolheram vir. Ele não vos disse... "Homem e mulher negros, vinde ajudar-me a construir a América." Ele disse: "Preto, entra no barco. Vou levar-te para lá, para me ajudares a construir a América." Terem nascido aqui não vos torna americanos. Tu e eu não somos americanos. Tu és um dos 22 milhões de pretos...
... vítimas da América.

Tu e eu nunca vimos a democracia. Não vimos democracia nos campos de algodão da Geórgia. Lá não há democracia. Não vimos democracia em Harlem, Brooklyn, Detroit, Chicago. Lá não há democracia. Não, nunca vimos a democracia. Não vimos mais do que hipocrisia. Não vimos qualquer Sonho Americano. Só experimentámos o pesadelo americano.

Malcolm X

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home