Se a falta de cultura pagasse imposto em vez de pedir andávamos a dar dinheiro ao FMI
Nem estava com vontade de falar nisto mas já que agora anda por aí uma celeuma por em Faro ter existido uma tentativa de boicote a um comício do PS falemos também do que se passou há uns dias em Coimbra, não com o PS mas com a CDU.
Na última terça-feira juntaram-se os legítimos herdeiros do botas, os militantes de trampolim dos partidos da troika e uma série de prestigiantes estudantes universitários que, podendo ou não estar incluídas nos anteriores grupos a avaliar pelo que diziam sobre o assunto, devem ser daqueles que aparecem na televisão a dizer que o Óscar Carmona foi Presidente da CM de Lisboa e que o Costa Gomes foi um avançado do Futebol Clube do Porto.
O problema? Uma pintura realizada pela CDU numa escadaria que vai da Rua Castro Matoso ao largo D. Dinis. O método? A convocação, a partir de páginas do Facebbok, dum boicote a um comício da CDU e a limpeza das ditas escadas.



Mas acabo por compreender este sentido de posse que leva umas dezenas de miúdos que não devem cá estar há mais de 2 ou 3 anos a assumirem que as escadas são da Universidade e consequentemente deles (sic) e a gritarem a plenos pulmões "Coimbra é nossa e há-de ser". No fundo não é mais do que aquele princípio canino da marcação territorial. Sítio onde mijamos é nosso, logo toda a cidade é nossa. Claro que estaria a ser injusto se apenas me referisse a essa função fisiológica, porque milhares de garrafas partidas, copos e latas, cerveja e vómito também sempre foram excelentes métodos de marcação de território. É verdade, custa a querer mas 16 toneladas de lixo deixados na rua (só) no dia do cortejo dá para marcar muito território.
Para além de tudo o resto também tem piada continuar a ver pessoas a falar sobre a história "política" das escadas. Para alguns é a primeira vez que estas escadas se pintam. Para outros nunca foi feito sem ser pela/para a AAC. Outros ainda insinuam que são sempre os "vândalos" dos comunistas a fazê-lo. Para os primeiros dois grupos a única coisa que se pode dizer é «perdoai-lhes senhor porque eles sabem o que dizem» visto que a maior parte deles deve cá ter chegado depois das últimas eleições. Aquelas escadas são pintadas regularmente, desde 1975, em épocas eleitorais e não só. Quanto aos últimos parece que preferem esconder um passado político que hoje não têm por falta de capacidade. O problema é que a internet é um pau de dois bicos.. tanto serve para "espontaneamente" gerar movimentos para boicotar comícios como serve para encontrar registos históricos de tudo e mais alguma coisa.
Custa-me a aceitar que os estudantes estejam mais interessados em discutir tinta em betão do que propinas e bolsas mas acaba por se compreender.. O que eu, inocentemente, não compreendo é o beneplácito das autoridades locais naquilo que foi uma manifesta tentativa de boicote a um comício político. Serão as autoridades de Faro melhor que as nossas?
6 Comments:
SIMPLESMENTE...MAGNIFICO
PARABENS
By
Anónimo, at 5/27/2011 6:21 da tarde
Quer-me parecer q as escadas não são de betão.
Eu não concordo com a pintura!
Baccini
By
amendoim, at 5/27/2011 8:12 da tarde
Os iluminados da Praça, não sabem que o dito património é do povo, não de qualquer instituição.
By
A. Rabbit, at 5/27/2011 11:12 da tarde
amendoim,
todo o direito a não concordar. Mas que tal algum argumentário..
Com algum conteudo, claro!
By
Anónimo, at 5/28/2011 6:07 da tarde
"Um povo ignorante é instrumento cego da sua própria destruição" Simón Bolivar
By
Anónimo, at 5/30/2011 11:10 da manhã
Lá porque a tourada existir há mais de trinta anos não quer dizer que seja obrigado a concordar que ainda hoje se faça tal barbárie. Por um ladrão roubar há mais de trinta anos não implica a aceitação de tais actos, lá porque o PCP/CDU/APU, PSR/BE e PS há mais de trinta anos que conspurcam uma das referências arquitectónicas (quer se goste ou não) de Coimbra, temos de aceitar que no secXXI se utilizem esses métodos de campanha.
Imaginem o que seria o PNR pintar as paredes de betão lá para os lados da Soeiro Pereira Gomes.
By
Anónimo, at 6/07/2011 1:27 da tarde
Enviar um comentário
<< Home