A Tacada do dia...

sexta-feira, setembro 18, 2009

O messias


Mais uma boa notícia para os admiradores de Obama. A sua administração renovou por mais um ano o embargo a Cuba. A razão? "a continuação destas medidas referentes a Cuba convém aos interesses nacionais dos Estados Unidos".

Fica um grande texto sobre o caso...
As trombetas anunciaram um novo messias. Abram alas que aí vem ele, gritaram as multidões. Estalaram foguetes e Obama, apareceu triunfal. Até os ceguinhos viam estrelas nos céus a indicar os caminhos de Washington. Há quem jure que viu nuvens a formar a frase "yes we can".

E Obama não os desiludiu, no seu discurso de tomada de posse, prometeu que tudo ia mudar. Hosana! Gritaram os crentes! Retive na memória as suas palavras anunciando uma inversão nas relações com a América Latina.

Não demorou muito a querer demonstrar a sua mudança. Depois do golpe de estado nas Honduras, da instalação de sete bases militares na Colômbia chegou a vez de Cuba. Obama prorrogou ontem o bloqueio a Cuba por mais um ano e afirmou sem pestanejar "a continuação destas medidas referentes a Cuba convém aos interesses nacionais dos Estados Unidos".

Mais uma medida de Obama para aliviar as tensões na América Latina. George Bush ri que nem um desalmado no seu rancho no Texas... Desde 1963 a terra girou inúmeras vezes, Washington pela mão de Obama continua ancorada ao seu passado.

Cuba é o único país do mundo sujeito às sanções da Lei Contra o Comércio com o Inimigo, depois de em 2008 a Administração de George W. Bush ter optado por não renovar a aplicação da medida à Coreia do Norte. É obra de se lhe tirar o chapéu. Que teme Obama?

surripiado do salvoconduto

Etiquetas: , , ,