A Tacada do dia...

terça-feira, junho 02, 2009

A quem serve a "independência" dos sindicatos?

Sindicatos independentes existem? E porque raio teriam de existir, acaso são algum órgão judicial? Bem pelo contrário, são associações de classe e como tal têm que tomar partido.

Dou por mim de vez em quando a ser confrontado com declarações espúrias quer de políticos mal amanhados quer de alguns dirigentes sindicais que de mal com as suas consciências sentem a necessidade de vir a público defender a "independência dos sindicatos", como se isso fosse possível ou desejável.

Insiste o governo que os sindicatos são correias de transmissão dos partidos políticos e isso percebe-se porquê, fazem questão alguns sindicatos de estar sempre com a necessidade de proclamarem a sua "independência" e isso terá que se perceber porquê.

Bem pelo contrário, entendo que os sindicatos devem estar comprometidos. Em primeiro lugar com aqueles que dizem representar, e de imediato com tudo aquilo que promova a defesa dos interesses da classe a que pertencem.

Assim sendo, terão que estar contra todo e qualquer poder que não sirva esses interesses e se isso coincide total ou parcialmente com o que um qualquer movimento ou partido defende deve ser a última coisa a preocupar os sindicatos, a menos que estejam mais preocupados com as aparências. É tempo de todos os sindicatos tomarem partido e de os respectivos associados expurgarem das respectivas direcções aqueles que se não querem comprometer.

Já agora que estou com a mão na massa, aproveito para ressaltar a medida que a Intersindical tomou, julgo que bem, ao estabelecer o limite de idade de 60 anos no seu Conselho Nacional.

Não serei tão radical, mas também concordo que as organizações dos trabalhadores não devem virar lares de terceira idade. É necessário que se tenha presente que também aí é necessário saber parar e saber renovar. Existem outros tabuleiros e outras formas de intervenção.

(copiado do Salvo-conduto)

Etiquetas: ,

2 Comments:

  • Quer dizer que Carvalho da Silva e Jerónimo de Sousa deveriam de estar num lar e tudo o que dizem é próprio de velhinhos e que não é para tomar a sério. (também já me tinha apercebido do mesmo).
    Quer dizer também que Álvaro Cunhal nos últimos 19 anos que esteve como lider de um partido deveria era ter estado num lar a jogar dominó. Também concordo e agora percebo certas coisas próprias de gente gágá.

    By Anonymous 7 Setes, at 6/03/2009 5:38 da tarde  

  • Eu acho que tu te devias reformar de dizer asneira...

    By Anonymous Anónimo, at 6/03/2009 10:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home