A Tacada do dia...

sexta-feira, maio 30, 2008

Nepal, a vitória sobre o capital

A Assembleia Constituinte do Nepal, eleita em Abril de 2008, aboliu no dia 28 deste mês a Monarquia que existia há 240 anos no País. 560 em 564 deputados votaram a favor da abolição.


Relembre-se que o Partido Comunista do Nepal (Maoísta) é maioritário e chegou à vitória nas eleições para a Assembleia após mais de uma década de guerrilha contra a monarquia Nepalesa. O sistema que agora caiu é responsável por o País ser o segundo país mais pobre do mundo.

A profunda desigualdade social (10% dos ricos possui 46,5% do rendimento), o exacerbado nível de pobreza (71% vive abaixo do nível de pobreza absoluta) e uma sociedade a roçar o primordial (90% vive no campo em condições primitivas e 81% trabalha em agricultura primitiva) são fruto de séculos de uma sociedade capitalista de cariz feudal dominada por um punhado de homens liderados por um rei.

Por fim, após mais de uma década de guerrilha e outras lutas, o PCN(M) - que o Departamento de Estado dos EUA incluiu na sua lista de organizações terroristas - ganhou as eleições democráticas para a Assembleia Constituinte e aboliu a monarquia tal como havia prometido.

O deposto rei já foi notificado que tem duas semanas para sair do Palácio.

Etiquetas: , ,