A Tacada do dia...

quarta-feira, janeiro 09, 2008

REFERENDO JÁ!

(Des) Tratados em Lisboa

Foi em 18/Out. que foi aprovado o Tratado de Lisboa. Estiveram em Portugal todos os chefes da Europa. Muita pompa e circunstância para aprovar um documento cujo teor a grande maioria da população portuguesa desconhece. O Tratado não passa hoje de uma manta de retalhos do projecto de Constituição Europeia chumbado, num passado muito recente, pelos povos da Europa. Tenta-se hoje esconder e fazer passar discretamente, alterando uns termos aqui e ali e dissimulando uns pontos aqui e acoli, um texto que penalizará a vida de milhões de europeus, homens e mulheres que tentam viver nesta Europa cada vez mais na mão de uns poucos.

Felizmente existem muitos, por essa Europa fora, atentos e prontos a lutar por um mundo mais justo. Nesse mesmo dia, às portas do circo do Tratado, 200 mil portugueses manifestavam-se contra o bacoco cicerone de tal evento e as suas políticas de direita que mais não geram que o aumento brutal do desemprego, as diminuições constantes dos já baixíssimos salários, precariedade laboral e uma panóplia de injustiças e disparidades sociais. Por muito que assobiem para o lado e que a comunicação social servilmente o esconda e distorça esta foi uma mais uma jornada de luta importantíssima.

A Luta continua!

Texto que escrevi em Novembro




Em Junho vai fazer 23 anos que entramos na União Europeia. Tantos anos como os anos em que o Povo Português não foi chamado a anuir (ou não) essa permanência.
Maastricht, Amsterdão, Nice e Lisboa. A cada cidade (tratado) perdemos soberania nacional (em troca de fundos europeus maioritariamente desperdiçados e muitas vezes devolvidos pelos nossos governos). Cada vez mais estamos ao dispor das políticas dos mais fortes e ricos estados europeus. Políticas como a PAC representam seríssimos golpes nos interesses do desenvolvimento nacional. Na Europa não somos todos iguais e Sarkozy e Merkel (em representação dos interesses da "sua" União Europeia) estão cá para o provar.

É necessário, em Portugal e no resto da Europa, que as populações sejam devidamente informadas dos pós e dos contras da sua permanência na União Europeia. E posto esse debate, só então, a população deverá ser escrutinada sobre essa permanência.

Esse debate e posterior ratificação do Tratado só se poderá dar com a realização do referendo. Referendo esse que só pecará por já tardio.

REFERENDO JÁ! (como aliás prometido pelos dois partidos maioritários nas últimas eleições legislativas)

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

  • Mas há algum partido, com assento parlementar, que qesteone a nossa permanencia na UE ???
    Não me parece....

    By Anonymous Anónimo, at 1/10/2008 7:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home